Postos de combustíveis Texaco voltam ao Brasil após quase duas décadas

Postos de combustíveis Texaco voltam ao Brasil após quase duas décadas
Texaco também terá unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo Foto: Texaco/Divulgação
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Primeira unidade foi aberta em Santa Catarina

O Tempo    Por Agências

 

A Ipiranga, distribuidora de combustíveis do grupo Ultra, está relançando os postos Texaco no Brasil com o objetivo de aumentar o volume de venda de combustíveis aditivados. A primeira unidade foi aberta na última semana em Palhoça (SC).

Com isso, a marca Texaco, da petroleira americana Chevron, volta ao Brasil após 16 anos. Em 2008, havia no país cerca de 2.000 postos da marca, comprados à época pelo próprio grupo Ultra e transformados em Ipiranga. O novo contrato de licenciamento foi assinado em maio deste ano.

Outros postos Texaco pelo país devem ressurgir inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro nos próximos meses, seguindo um novo modelo de negócio: o principal investidor na estrutura física das unidades passa a ser o revendedor, e não a distribuidora (Ipiranga), disse a vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda.

"É um paradigma novo para o mercado brasileiro. Seguimos com a responsabilidade de supply (fornecimento) e desenvolvimento de campanhas, mas há maior colaboração entre revenda e distribuição Isso torna o movimento mais leve para a Ipiranga e dá mais liberdade ao revendedor, que não fica amarrado tanto tempo por um contrato".

Ela faz alusão aos tradicionais contratos que estabelecem a compra de combustível da distribuidora para compensar o investimento inicial na unidade.

No novo modelo, esse "revendedor-investidor" também ganha exclusividade regional. Por isso, em grandes cidades, a tendência é a de que os postos Texaco voltem pelas mãos de redes com relação de longa data com a Ipiranga. Mas revendedores menores, cujos postos se encaixem no perfil de consumo esperado para os Texaco, poderão pleitear a marca.

(Estadão Conteúdo)