PM lança campanha contra golpes digitais em Minas

PM lança campanha contra golpes digitais em Minas
Divulgação PMMG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

“Se Deu Dúvida, é Golpe” tem o apoio do influencer Tião Bruto Sistemático

 Tribuna   Por Sandra Zanella

 

“Se Deu Dúvida, é Golpe” é o tema da campanha contra estelionatos digitais lançada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) nesta quinta-feira (17). A corporação quer conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre os mais diversos golpes praticados por criminosos por meio da internet, como PIX errado, promoções tentadoras, falsos funcionários de bancos, cupons de descontos e boletos montados.

O influencer Tião Bruto Sistemático é o garoto-propaganda da iniciativa, que já tem seu primeiro vídeo circulando nas redes sociais. O lançamento neste terceiro trimestre do ano acontece de olho na movimentação online decorrente da aproximação da Black Friday e do Natal. Entre as diversas peças publicitárias estão também spots de rádio, outdoors e cartazes com dicas de segurança. Dessa forma, a PM vislumbra reduzir a criminalidade em Minas com base no tripé: comunicação, inteligência e operações.

 

Ver essa foto no Instagram

 

“No âmbito do serviço de inteligência, haverá o direcionamento de esforços para o levantamento e identificação de autores envolvidos nesses delitos. Destaca-se, ainda, que, além de diversas operações que serão realizadas, foi estabelecido um Procedimento Operacional Padrão, que melhora a recepção das informações e agiliza o processo de registro de ocorrências, facilitando a persecução criminal”, detalha a PM, por meio da Agência Minas.

“O golpe existe”

O chefe do Estado-Maior da PM, coronel Maurício José de Oliveira, destaca que a campanha será a maior já realizada em ambiente virtual. “Esta é uma ação de polícia preventiva que busca, de forma bem mineira, atingir toda a sociedade.” Também no evento de lançamento, Tião agradeceu por fazer parte da campanha e enfatizou que as pessoas precisam ficar alertas: “O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procure a Polícia Militar.”

O chefe do Centro de Jornalismo Policial, tenente-coronel Flávio Santiago, reforça que os estelionatos virtuais afetam não só Minas Gerais, mas o mundo. “Nossas mães, pais, filhos, amigos, todos correm o risco de cair nas mãos de estelionatários, que se aproveitam da ingenuidade ou ocasião para aplicação de golpes. Por isso, a importância da campanha, sobretudo com a união de todos.”

A PM solicita à população o compartilhamento das peças publicitárias da campanha “Se Deu Dúvida, é Golpe” e pede às vítimas que não deixem de fazer o registro de ocorrência para possibilitar a prisão de estelionatários e combater a modalidade criminosa.