PF encontra livro de 1835, furtado, com colecionador no Aeroporto de Guarulhos (SP)

PF encontra livro de 1835, furtado, com colecionador no Aeroporto de Guarulhos (SP)
O livro foi furtado em 2006 da Biblioteca Mário de Andrade, na capital paulista. PF SP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

O livro “Souvenirs de Rio de Janeiro”, de Johann Jacob Steinmann, foi furtado da Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo, em 2006

Itatiaia      Por 

 

A Polícia Federal recuperou nesta segunda-feira (17), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), um livro raro, de 1835, furtado da Biblioteca Mário de Andrade em 2006.
“Souvenirs de Rio de Janeiro”, de Johann Jacob Steinmann, compila paisagens brasileiras pintadas à mão entre 1834 e 1835. A obra havia sido furtada com outros objetos e gravuras e constava da lista de objetos roubados da Interpol.

De acordo com a PF, a recuperação foi possível graças ao trabalho de cooperação entre a Polícia Federal e a Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard).

O livro estava com um colecionador brasileiro que o adquiriu em uma casa de leilões em Londres. A obra passará por perícia e será devolvida à instituição paulistana.

Itatiaia entrou em contato com a Biblioteca Mário de Andrade, mas até o momento não obteve resposta.

 

livro raro 1.jpeg

O livro pintado à mão foi publicado entre os anos de 1834 a 1835

PF SP

 

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA), localizada no centro de São Paulo, foi a primeira biblioteca pública da cidade. Fundada em 1925, a partir do acervo da Câmara Municipal, atualmente é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.

Seu acervo conta com 3,3 milhões de títulos, cobrindo todas as áreas do conhecimento humano, e conserva um amplo conjunto de manuscritos, livros, gravuras, mapas e outras obras raras, em sua maioria produzidas entre os séculos XV e XIX.