Nasa confirma risco de asteroide se chocar contra a Terra em 2032

Nasa confirma risco de asteroide se chocar contra a Terra em 2032
Asteroide 2024 YR4 pode se chocar contra a Terra em dezembro de 2032. Imagem ilustrativa Foto: Reprodução (imagem ilustrativa)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

2024 YR4 foi descoberto em dezembro e está sendo monitorado pelos cientistas

O TEMPO 

 

O fantasma de uma colisão catastrófica de um asteroide contra a Terra na escala do que levou à extinção dos dinossauros ronda a imaginação humana. Cientistas monitoram esse perigo de perto e, por enquanto, nenhum tirou o sono deles. Mas um asteroide recém-descoberto está chamando atenção da comunidade astronômica e tem até uma possível data para se chocar contra o planeta.

Batizado como 2024 YR4, o asteroide tem uma chance de 1,2% de cair na Terra no dia 22 de dezembro de 2032, daqui a pouco mais de sete anos. A probabilidade de que ele não caia, portanto, é muito maior (de quase 99%). Ocorre que este é o único corpo celeste com uma chance maior de 1% de colisão, por isso motivou comunicados da agência espacial norte-americana, a Nasa, e da europeia, a ESA.

O asteroide foi descoberto no dia 27 de dezembro de 2024 por um telescópio instalado no Chile. A ESA estima que ele tenha de 40 m a 100 m de diâmetro. Não é o bastante para causar uma extinção em massa — o asteroide que a ciência acredita ter extinto os dinossauros tinha entre 10 km e 15 km de diâmetro. Mas, segundo a ESA, “um asteroide desse tamanho impacta a Terra em uma média de alguns milhares de anos e pode causar danos severos a uma região”. Ainda é cedo, entretanto, para determinar onde ele poderia cair.

A tendência é que o risco de choque diminua até 2032, porque historicamente a probabilidade é mais alta assim que um asteroide é detectado e vai caindo na medida em que se coleta mais dados. Para explicar essa mudança, a ESA publicou um vídeo (em inglês, mas ilustrado didaticamente). Assista: