Juiz de Fora terá ações para Dia Livre de Impostos

Juiz de Fora terá ações para Dia Livre de Impostos
comercio-foto-felipe-couri-1
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Campanha nacional visa a expor cargas tributárias embutidas nos produtos comercializados

Tribuna         Por Leticya Bernadete

 

Estabelecimentos de Juiz de Fora irão participar do Dia Livre de Impostos (DLI) nesta quinta-feira (6). A campanha nacional visa a expor as cargas tributárias embutidas nos produtos comercializados. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), até esta terça-feira (4), Drogaria Araújo, Lojas Rede e Super Lar estavam confirmadas para participar da ação na cidade.

Durante entrevista à Rádio Transamérica, o presidente da CDL Juiz de Fora, Marcos Casarin, explicou que os impostos equivalem a cerca de 40% do valor da mercadoria. Isso significa que os brasileiros trabalham cinco meses ao ano para pagar impostos.
Esta é a segunda vez que a ação faz parte do calendário oficial da CDL. A primeira ocorreu em 2019. Nos demais anos, a campanha ocorreu de forma autônoma e pontual. Entretanto, conforme Casarin, a edição de 2024 servirá como um “laboratório” para ampliar o DLI no município nos próximos anos, de forma a evidenciar a ação no município.

“Iremos nos organizar ainda mais para o próximo ano, para uma grande divulgação, para as pessoas entenderem o que acontece no Brasil”, diz. “O retorno do imposto é praticamente zero.”

Durante a campanha, os estabelecimentos disponibilizam produtos pelo preço que custariam se não houvesse os impostos. Conforme o presidente da CDL, as lojas devem sinalizar quais produtos fazem parte da ação, demonstrando o valor original e o descontado pelo imposto.

“Precisamos deixar bem claro que não são todos os produtos. E outra coisa, a loja ou participante paga o imposto. (A ação) é só um protesto, não significa que o lojista não está pagando o imposto. Ele está pagando imposto até daquilo que tirou”, explica. “Tudo será identificado com banner, com o preço normal e o sem imposto, bem como a porcentagem que está tirando daquele produto, para que fique bem transparente, como devemos ser o tempo todo, porque o varejo não tem intenção nunca de enganar. Nós temos que ser aliados, afinal de contas, nós também somos consumidores.”

Como destacado por Casarin, as empresas que ainda não se cadastraram para a campanha em Juiz de Fora podem procurar a CDL para participar do DLI. Até então, Drogaria Araújo, Lojas Rede e Super Lar confirmaram ações. A Araújo promoverá descontos a partir desta terça até sábado (8) pelas plataformas digitais e nas lojas físicas. Já nas Lojas Rede, a ação começou nessa segunda-feira (3) e segue até domingo (9), também nas lojas físicas e on-line.

Ação em posto de gasolina

Assim como em outras edições, o Posto Ipê, na Rua Benjamim Guimarães 795, Bairro Democrata, vai ofertar mil litros da gasolina mais barata, de acordo com Casarin. Haverá limite de litros por consumidor, sendo que o abastecimento deve ocorrer por distribuição de senhas.