Juiz de Fora registra mais de 500 quedas de raios em menos de duas horas
Segundo a Prefeitura, choveu quase 40 mm no município no domingo (5), sendo 25 mm em apenas 10 minutos, e as rajadas de vento atingiram quase 100 km/h.
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
Juiz de Fora registrou cerca de 540 quedas de raios em duas horas durante o temporal que atingiu a cidade na noite deste domingo (5). Os dados foram divulgados pelo setor de meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A forte chuva gerou um acumulado de quase 40 mm de chuva no município, sendo 25 mm em apenas 10 minutos. Já as rajadas de vento atingiram quase 100 km/h.
Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, o temporal foi causado por áreas de instabilidades que se desenvolveram devido à combinação entre umidade e aquecimento.
"Este tipo de chuva é típico do verão, ocorre mais forte em um ponto do que em outro e não se distribui de forma homogênea. 25 mm em 10 minutos é considerada uma chuva forte. Não há uma classificação por minuto, normalmente é por hora ou por dia, mas esse volume em tão curto espaço de tempo é intenso. Rajadas da ordem de 100 km/h também são sinal de tempo severo (tempestade)", explicou.
O temporal provocou 70 quedas de árvores e falta de luz em vários bairros. Nesta segunda-feira (6), algumas elevatórias de água estavam sem energia elétrica, o que comprometeu o abastecimento em determinadas regiões.
Além disso, cerca de 70 mil pessoas ficaram sem energia. No início da noite desta segunda-feira, a Cemig informou que as equipes continuavam atuando nas ocorrências para restabelecer o fornecimento.
Até às 18h40, cerca de 99% dos clientes atingidos já tiveram a energia religada. As ocorrências de maior complexidade ainda estão em atendimento nos bairros São Mateus, Borboleta, Bom Pastor e Boa Vista.
Algumas das ocorrências
- Alagamentos foram registrados em avenidas como a Rio Branco, Itamar Franco e Andradas, todas no Centro da cidade.
- O Córrego Humaitá transbordou na região do Bairro Francisco Bernardino na noite de domingo.
- Conforme a Prefeitura, a Rua Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio, foi tomada pela água.
- Árvores caíram nas avenidas dos Andradas e Brasil, e também na Rua Halfeld, esquina com a Rua Tiradentes.
- A Avenida Prefeito Mello Reis também foi interditada devido à queda de árvores na via.
Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil nesta tarde, foram registradas 51 ocorrências, sendo 19 de escorregamento de talude, 8 relacionadas a destelhamento e 6 de inundação.
Foram registradas 70 ocorrências de queda de árvores, galhos ou ramagens. Até às 17h, a Empav já havia concluído cerca de 40 atendimentos.
Comentários do Facebook