Juiz de Fora registra mais de 500 quedas de raios em menos de duas horas

Juiz de Fora registra mais de 500 quedas de raios em menos de duas horas
Juiz de Fora registra mais de 500 raios em duas horas, segundo a Cemig — Foto: Redes Sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Segundo a Prefeitura, choveu quase 40 mm no município no domingo (5), sendo 25 mm em apenas 10 minutos, e as rajadas de vento atingiram quase 100 km/h.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

 

Juiz de Fora registrou cerca de 540 quedas de raios em duas horas durante o temporal que atingiu a cidade na noite deste domingo (5). Os dados foram divulgados pelo setor de meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A forte chuva gerou um acumulado de quase 40 mm de chuva no município, sendo 25 mm em apenas 10 minutos. Já as rajadas de vento atingiram quase 100 km/h.

Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, o temporal foi causado por áreas de instabilidades que se desenvolveram devido à combinação entre umidade e aquecimento.

 

"Este tipo de chuva é típico do verão, ocorre mais forte em um ponto do que em outro e não se distribui de forma homogênea. 25 mm em 10 minutos é considerada uma chuva forte. Não há uma classificação por minuto, normalmente é por hora ou por dia, mas esse volume em tão curto espaço de tempo é intenso. Rajadas da ordem de 100 km/h também são sinal de tempo severo (tempestade)", explicou.

 

temporal provocou 70 quedas de árvores falta de luz em vários bairros. Nesta segunda-feira (6), algumas elevatórias de água estavam sem energia elétrica, o que comprometeu o abastecimento em determinadas regiões.

Além disso, cerca de 70 mil pessoas ficaram sem energia. No início da noite desta segunda-feira, a Cemig informou que as equipes continuavam atuando nas ocorrências para restabelecer o fornecimento.

Até às 18h40, cerca de 99% dos clientes atingidos já tiveram a energia religada. As ocorrências de maior complexidade ainda estão em atendimento nos bairros São Mateus, Borboleta, Bom Pastor e Boa Vista.

 

Algumas das ocorrências

  1. Alagamentos foram registrados em avenidas como a Rio Branco, Itamar Franco e Andradas, todas no Centro da cidade.
  2. O Córrego Humaitá transbordou na região do Bairro Francisco Bernardino na noite de domingo.
  3. Conforme a Prefeitura, a Rua Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio, foi tomada pela água.
  4. Árvores caíram nas avenidas dos Andradas e Brasil, e também na Rua Halfeld, esquina com a Rua Tiradentes.
  5. A Avenida Prefeito Mello Reis também foi interditada devido à queda de árvores na via.

 

Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil nesta tarde, foram registradas 51 ocorrências, sendo 19 de escorregamento de talude, 8 relacionadas a destelhamento e 6 de inundação.

Foram registradas 70 ocorrências de queda de árvores, galhos ou ramagens. Até às 17h, a Empav já havia concluído cerca de 40 atendimentos.