Invasão: Rússia iniciou nesta sexta nova ofensiva terrestre na Ucrânia

Invasão: Rússia iniciou nesta sexta nova ofensiva terrestre na Ucrânia
In this pool photograph distributed by Russian state owned Sputnik agency President Vladimir Putin holding a meeting with the Russian government members in Moscow on May 6, 2024. (Photo by Dmitry ASTAKHOV / POOL / AFP) Foto: AFP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ataque de forças militares russas é na região ucraniana de Kharkiv, anuncia Minitério da Defesa

O Tempo    Por Agências

 

A Rússia iniciou nesta sexta-feira (10/5) nova ofensiva terrestre na região ucraniana de Kharkiv, anuncia Ministério da Defesa do país invadido. As informações são da agência internacional de notícias AFP.

A ofensiva terrestre na região nordeste do país tentou "romper as linhas de defesa" de Kiev, anunciou o Ministério da Defesa ucraniano, que também informou a continuidade dos combates. As forças de Moscou "avançaram um quilômetro em território ucraniano" e tentam prosseguir com o avanço, informou uma fonte do comando militar ucraniano. Uma parte significativa da região de Kkarkiv foi ocupada pela Rússia e depois liberada em 2022.

Na quinta-feira (9/5), ao celebrar os 79 anos da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está pronta para um novo conflito mundial -- agora nuclear, potencialmente apocalíptico, contra seus antigos aliados do Ocidente. 

Chamando de "arrogantes" as elites ocidentais que apoiam a Ucrânia contra a invasão russa iniciada em 2022, Putin disse que "sabemos para onde a exorbitância dessas ambições leva". "A Rússia fará tudo para evitar um conflito global, mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégicas estão sempre em estado de prontidão de combate."