Governo entrega sete das 46 ambulâncias do SUS estacionadas há quatro meses
Transferência dos veículos ocorreu em meio à pressão do Ministério Público
O Tempo Por Isabela Abalen
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou a entrega das 46 ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde que estão sem uso e estacionadas há mais de quatro meses. Nesta quarta-feira (13 de março), sete veículos deixaram a garagem do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) para serem transferidos para o Consórcio de Saúde da região Macro Norte. O número representa 15% do total de ambulâncias paradas – faltam 39.
A transferência acontece em meio à pressão do Ministério Público do Estado, que cobrou que o governador Romeu Zema (Novo) se manifestasse em relação à denúncia de atraso do uso das ambulâncias pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS-MG). A aquisição enfrentou, segundo o Governo, um entrave na autorização de Transferência de Propriedade do Veículo. Elas deveriam ter entrado em circulação dentro de um prazo máximo de até três meses.
A doação do Ministério da Saúde foi de 47 veículos: um foi entregue no tempo, ao município de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, e os outros 46 ficaram estacionados. A SES-MG afirma que o problema na transferência da posse dos veículos ocorreu em meio ao processo de registro e emplacamento. O executivo estadual afirmou que essa questão “já foi solucionada junto aos atores pertinentes”. No entanto, das sete ambulâncias entregues nesta terça (13), duas ainda não tiveram o processo concluído.
O Governo prometeu que, durante o mês de março, será feito o repasse completo das demais ambulâncias. “A SES-MG reitera que tem tomado medidas para conservação e funcionamento adequado dos veículos”, disse à reportagem por meio de nota.
Uso das ambulâncias
Das 47 ambulâncias entregues pelo Ministério da Saúde, 11 serão Unidades de Suporte Básico (USB) e 36 serão destinadas à renovação da frota. No momento da inauguração, no dia 9 de novembro do ano passado, o secretário de saúde, Fábio Baccheretti, comemorou a conquista para a rede SUS em Minas Gerais. “Estamos chegando com o Samu em 100% dos municípios mineiros. Então, nos próximos meses, todo mineiro vai poder discar 192 e ter acesso a uma ambulância”, prometeu.
Municípios contemplados com novas ambulâncias em MG:
- Pouso Alto,
- Itumirim,
- São João da Mata,
- Munhoz,
- Alpinópolis,
- Monte Santo de Minas,
- Pedralva,
- Heliodora,
- Delfim Moreira,
- Camanducaia,
- Cabo Verde,
- Aiuruoca,
- Andradas,
- Araçuaí,
- Boa Esperança,
- Bocaiuva,
- Cambuí,
- Carmo do Rio Claro,
- Cássia,
- Caxambu,
- Chapada do Norte,
- Curral de Dentro,
- Delfinópolis,
- Divisa Alegre,
- Felisburgo,
- Francisco Badaró,
- Francisco Sá,
- Itacarambi,
- José Gonçalves de Minas,
- Ladainha,
- Lambari,
- Luminárias,
- Machado,
- Mirabela,
- Nepomuceno,
- Nova Resende,
- Olhos D'água,
- Pavão,
- Santa Rita de Caldas,
- Santa Rita do Sapucaí,
- São Gonçalo do Sapucaí,
- São Lourenço,
- São Roque de Minas,
- São Gonçalo do Rio Preto,
- Três Pontas
- Verdelândia
- Sabará
Comentários do Facebook