Governo de Minas anuncia novo concurso com 1.178 vagas para policiais penais

Governo de Minas anuncia novo concurso com 1.178 vagas para policiais penais
Secretário Rogério Greco abordou ações da pasta voltadas ao servidor, durante Assembleia Fiscaliza Foto: Guilherme Bergamini | ALMG

Secretário Rogério Greco apresentou dados na Assembleia durante prestação de contas da Sejusp

O TEMPO

 

O Governo de Minas Gerais vai abrir um novo concurso público para o cargo de policial penal ainda este ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3 de junho) pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, durante audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A previsão é de que sejam ofertadas 1.178 vagas.

A apresentação fez parte do programa Assembleia Fiscaliza, que promove a prestação de contas dos órgãos do Executivo estadual. A reunião conjunta das comissões de Segurança Pública e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas teve como foco as ações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) entre janeiro e abril de 2025.

Além do concurso, Greco informou que será realizado um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 686 policiais penais. Segundo o secretário, o último concurso para a categoria foi realizado em 2021, com 3.405 nomeações.

Durante a audiência, o gestor também apresentou dados do sistema prisional de Minas Gerais. Atualmente, o estado conta com 66.950 presos em penitenciárias, 5.105 custodiados em unidades das Apacs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados) e 8.608 monitorados eletronicamente. No primeiro quadrimestre de 2025, não foram registrados motins, mas houve 28 fugas e 33 casos de subversão da ordem.

O secretário destacou ainda iniciativas voltadas para a valorização dos servidores da segurança pública, como ajuda de custo para alimentação, ações de prevenção ao assédio moral, capacitações e a inauguração de um centro de treinamento e promoção da saúde física e mental.