ENEM: 700 mil estudantes mineiros devem fazer simulado de redação nesta quarta (21)

ENEM: 700 mil estudantes mineiros devem fazer simulado de redação nesta quarta (21)
Simulado Segundo simulado de redação preparatório para o Enem acontece na próxima quarta-feira (21) Reprodução / Redes sociais

Iniciativa visa os alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual

Itatiaia     Port 

 

O Governo de Minas Gerais, em parceria com a Estudo Play e a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), realizará o segundo simulado de redação preparatório para o Enem nesta quarta-feira (21). Esta iniciativa visa os alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, com expectativa de participação de cerca de 700 mil estudantes.

O principal objetivo desta ação é oferecer uma simulação fiel do exame, permitindo que os estudantes se familiarizem com a estrutura e o formato da prova de redação.

Aplicação e correção do teste

Alunos do 2º e 3º anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA produzirão uma redação dissertativo-argumentativa. Estudantes do 1º ano do ensino médio e do 1º período da EJA elaborarão uma carta argumentativa. O teste seguirá o padrão do Enem, com cada participante recebendo três folhas (textos motivadores e tema, rascunho e versão final). A aplicação do teste deve ocorrer durante uma aula de 50 minutos.

A correção dos testes será feita por Inteligência Artificial, agilizando a divulgação dos resultados. O sistema analisará a estrutura do texto manuscrito a partir de uma foto JPEG, com base nas cinco competências exigidas pelo Enem. Para o 1º ano, a plataforma foi adaptada para o gênero carta argumentativa.

Resultados do Primeiro Teste

Os resultados do primeiro teste de redação já podem ser acessados por estudantes e professores na plataforma Enem MG. As correções, também baseadas nas cinco competências do Enem, possibilitam uma análise detalhada do desempenho e a identificação de pontos de melhoria no aprendizado dos alunos e nas estratégias de ensino. Os resultados das redações dissertativo-argumentativas foram liberados em 23 de abril, e os das cartas argumentativas, em 7 de maio.