De férias em janeiro? Saiba como evitar furtos e fraudes no seu cartão

De férias em janeiro? Saiba como evitar furtos e fraudes no seu cartão
Com o aumento de roubos e furtos de celulares, medidas de proteção se mostram cada vez mais necessárias Foto: Imagem: Fida Olga | Shutterstock
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A Febraban alertou aos contribuintes que são necessários cuidados básicos para evitar transtornos no período de folga

O TEMPO 

 

O mês de janeiro é de descanso para muitas famílias com as férias escolares e o ápice do verão. Mas o período também pode gerar dor de cabeça com a atuação de golpistas que aproveitam a aglomeração de turistas para aplicar golpes e furtos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou aos contribuintes que são necessários cuidados básicos para evitar transtornos no período de folga. Conforme a entidade, os criminosos aproveitam da movimentação para furtar celulares e também apostam na distração do cliente na hora dos pagamentos com cartão para trocá-los ou aplicar um golpe.

 

Cartões 

Em relação aos cartões, segundo a Febraban, existem dois golpes comuns. Um deles é o da troca. Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro.

“Quando você for fazer uma compra com seu cartão físico, lembre-se dos ‘Sempre’: sempre cheque o valor na tela da maquininha, sempre confira se o cartão que te devolveram é o seu mesmo e sempre passe você o cartão na maquininha. Não entregue cartões para ninguém”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Já no golpe da maquininha quebrada, o golpista dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.

“Chegou alguém pedindo para você passar o cartão em uma maquininha com a tela quebrada? Não passe seu cartão em telas com defeito. É golpe. Se acontecer essa situação com você, não aceite fazer pagamentos”, afirma José Gomes.
Celulares

No caso de roubos e furtos de celulares, quando ocorrem em via pública, durante o uso, os criminosos têm acesso ao aparelho já desbloqueado e, a partir daí, realizam pesquisas por senhas eventualmente armazenadas em outros aplicativos e sites. De posse dessas informações, são feitas tentativas de acesso aos aplicativos bancários.

Conforme a Febraban, os canais digitais dos são seguros e os dados de uso não ficam armazenados nos aparelhos. “Os aplicativos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização. Não há registro de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto”, destaca a Federação, lembrando a obrigatoriedade de senhas, tokens e biometria facial para acesso aos aplicativos. 

Segundo a Febraban, algumas dicas de segurança são:

- Utilize o procedimento de bloqueio da tela de início do celular;
- Não utilize o recurso de “salvar senha” em navegadores e sites;
- Nunca anote suas senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de Whatsapp ou outros locais em seu celular; 
- Não repita a senha utilizada para acesso ao seu banco para uso outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet.
 
A Febraban também recomenda que o cliente também instale em seu smartphone o aplicativo Celular Seguro, fruto de parceria da Federação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A ferramenta foi desenvolvida para combater de forma rápida fraudes bancárias por meio do bloqueio de aparelhos celulares em casos de perdas, furtos e roubos.

“O objetivo é impedir que criminosos façam uso de dados e informações pessoais da vítima que estejam nos smartphones. Se seu celular for roubado, além de registrar o Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais e notificar a operadora de telefonia, é importante avisar imediatamente o seu banco para que as medidas adicionais de segurança sejam adotadas”, citou a Febraban.